Pular para o conteúdo principal

O quão importante se tornaram as apresentações da Apple nos últimos anos?


AApple sempre teve como caracteristica guardar a sete chaves todos os seus lançamentos. Isso desde a época em que Steve Jobs comandava a empresa. Mesmo depois que desenvolvedores começaram a fazer engenharia reversa para revelar os anúncios antes, eles nunca são confirmados/negados pela empresa. Para anunciar as novidades em Hardware/Software todo ano são pelo menos 2 eventos grandes: O primeiro, realizado geralmente no começo de junho em San Francisco é a WWDC, o segundo um lançamento de produtos mais pro final do ano.

WWDC

A wwdc é um evento voltado para desenvolvedores. Nele foi introduzida a linguagem de programação swift, e o framework para desenvolvimento de jogos SceneKit por exemplo. Pega uma semana inteira e pode ser acompanhado pela internet. Como desenvolvedor iOS acho particularmente interessante acompanhar este evento e explico os motivos logo a seguir.

Mudanças de design

Todo ano a Apple lança pelo menos um aparelho novo, seja ele um iPhone, iPad, Apple TV. Com ele surgem algumas especificações como tamanho de tela, resolução, proporção e área segura para desenvolvimento. Isso traz alterações no modo como pensamos e definimos as telas utilizando as ferramentas providas de layout ou mesmo o código. Por exemplo, a partir do lançamento do iPhone X o notch deve ser levado em conta ao desenvolver a parte superior da interface dos aplicativos. Foi lançado um comunicado também que a partir de abril a apple vai forçar o suporte de layout para o iPhone X nos apps.

Mudanças de regras de negócio

No ano de 2017, a Apple anunciou que todos os apps deveriam se comunicar com webservices http utilizando a versão criptografada segura https e com certificado válido com TLS 1.2. Pensa grande quantidade de gente com API para Apps correndo para atualizá-las de modo a se tornarem seguras. Mostraram também as maneiras de você avisar os casos de exceção, que estão sendo validados por eles durante o processo de publicação. São muitas as guidelines da Apple para desenvolvimento de um app e elas podem sofrer alterações sem qualquer aviso prévio. Os desenvolvedores são obrigados a aceitar essas mudanças.

Adição de Frameworks

A partir do surgimento de serviços e aplicativos, são anunciadas novas frameworks para utilização dos desenvolvedores. Depois do lançamento do aplicativo Saúde presente nos iPhones a partir do modelo 6, foram lançados os frameworks HealthKit e ResearchKit para consumo/registro de informações da área a partir de apps de terceiros. Hoje temos uma plataforma sólida que te permite acompanhar, registrar e compartilhar teu estado físico.

Loja

O trabalho de um desenvolvedor iOS as vezes envolve também a publicação de um aplicativo na loja. Com o aplicativo pronto, subir na loja é um passo importante, pois é lá que a Apple vai avaliá-lo e permitir/barrar a publicação do mesmo. Já a partir do desenvolvimento, devemos sempre tomar um cuidado especial com as regras de negócio app, pois do contrário o app não passará no review de primeira e consequentemente não chegará para os usuários finais na loja. Foi anunciada na WWDC a reformulação da loja para o iOS11 com os novos campos a serem preenchidos para a publicação do app. Caso o desenvolvedor não esteja a par dessas novidades, terá mais chances de obter falha em uma publicação.

Atualizações de software

A Apple está lançando versões novas dos seus sistemas operacionais praticamente no mesmo passo que lança novos iPhones. E com elas vêm uma série de mudanças aplicadas a usabilidade e alguns elementos de interface do sistema. Isso faz com que os apps cedo ou tarde tenham que se adaptar a essas mudanças anunciadas nos eventos.

Rumos da empresa

A partir dos anúncios feitos na WWDC, dá pra se ter uma idéia mais clara do rumo que a Apple está tomando em relação aos seus produtos e consequentemente o que podemos esperar/ para onde devemos ir com nossas soluções dentro do ambiente Apple.

Lançamentos no fim do ano:

O segundo principal evento que a Apple promove durante o ano ocorre geralmente em setembro/outubro e cobre o lançamento de novos aparelhos, sejam eles iPhones, iPads, Apple TVs e Macs. Em 2017, nesse evento foram introduzidos os macbooks com touchbar (aquela barra customizada que fica no lugar dos botões de função no teclado). É um evento mais voltado a hardware mesmo, mas ainda assim pode trazer pistas de novas SDK’s/Frameworks que venham a surgir.

Outros eventos:

Outros eventos acontecem mas sem a regularidade dos dois mencionados acima. Em 2018, por exemplo aconteceu um evento relacionado a educação, em que um novo modelo de iPad foi lançado, bem como um framework para se trabalhar com aplicações voltadas a escolas e universidades.

Onde acompanhar:

É possível acompanhar os eventos mencionados acima pelo site da apple. Os principais tem streaming. Tem app pra Apple TV e pro Mac também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WWDC for First Timers

Pessoa realizando apresentação As you may already have guessed, I've been to WWDC19. There was a ton of releases which in fact did blew minds. (🤯). For the ones who don't know, it is an Apple event which lasts 5 days. If you want to try next year, you should submit your apple ID for the lottery when available. Registry I do recommend getting your badge for it on sunday as if you try to get it on monday you may lose part of the keynote. You don't need to rush for the registry line. It flows particularly well. It is also a great time to meet people, know who are you facing in the subsequent week. Keynote T here are 3 main events in the first day. The first one is the keynote. That's where all the secrets, launches, releases, new products are announced. Information is starting to enter your brain. The second one is the state of the union. This is where all keynote information is detailed for the developers, your brain starts to make a lot of questions on the ...

Utilizando CoreML para adicionar aprendizagem de máquina e visão computacional no seu aplicativo iOS

Robô olhando para o alto. Existem algumas tecnologias que surgem e são esquecidas. Outras, surgem e viram moda. Inteligência artificial é um exemplo de tecnologia que está em alta no momento.Dentro da área da inteligência artificial, temos o aprendizado de máquina, que compreende a parte de utilizar técnicas estatísticas para dar a habilidade aos computadores de melhorar sua performance em uma tarefa definida. A Apple não poderia deixar passar este momento e vamos ver como colocar um modelo de aprendizado de máquina em um aplicativo iOS. Falei um monte de palavras difíceis, alguns casos de uso devem simplificar nosso entendimento: Utilizar a camera do seu iPhone para descobrir qual o nome daquela planta que você viu na praça do seu bairro. Utilizar o teclado do seu iPhone para te ajudar a escrever mais rapidamente, recebendo sugestões de próximas palavras de acordo com o que você acabou de escrever. Separar as fotos e vídeos daquela ultima viagem para o litoral e criar montag...

Desenvolvendo apps acessíveis

Homem digitando com máquina de libras D esenvolver aplicativos para iPhone é algo não trivial, mas também não é um bicho de sete cabeças. Se você já sabe android + kotlin fica ainda mais fácil. O que muitos desenvolvedores esquecem é de contemplar toda uma gama de usuários para seu app. Alguns usuários de iPhone tem baixa visão ou não enxergam, outros tem deficiência auditiva e ainda tem aqueles com deficiência motora. A Apple se preocupa com todos estes usuários de modo que desenvolveu no iOS toda uma solução poderosa de acessibilidade. A configuração fica no aplicativo "configurações" dos aparelhos dentro da seção acessibilidade. A principal opção disponível lá é o voiceOver. Com ela ativa, o device vai passar a falar as opções selecionadas na tela, e o modelo de navegação muda para um que utilize gestos. Os gestos principais são: Toque simples  em qualquer lugar da tela e o VoiceOver vai falar informações sobre os atributos acessíveis do item em destaque. Swipe sim...