AApple sempre teve como caracteristica guardar a sete chaves todos os seus lançamentos. Isso desde a época em que Steve Jobs comandava a empresa. Mesmo depois que desenvolvedores começaram a fazer engenharia reversa para revelar os anúncios antes, eles nunca são confirmados/negados pela empresa. Para anunciar as novidades em Hardware/Software todo ano são pelo menos 2 eventos grandes: O primeiro, realizado geralmente no começo de junho em San Francisco é a WWDC, o segundo um lançamento de produtos mais pro final do ano.
WWDC
A wwdc é um evento voltado para desenvolvedores. Nele foi introduzida a linguagem de programação swift, e o framework para desenvolvimento de jogos SceneKit por exemplo. Pega uma semana inteira e pode ser acompanhado pela internet. Como desenvolvedor iOS acho particularmente interessante acompanhar este evento e explico os motivos logo a seguir.
Mudanças de design
Todo ano a Apple lança pelo menos um aparelho novo, seja ele um iPhone, iPad, Apple TV. Com ele surgem algumas especificações como tamanho de tela, resolução, proporção e área segura para desenvolvimento. Isso traz alterações no modo como pensamos e definimos as telas utilizando as ferramentas providas de layout ou mesmo o código. Por exemplo, a partir do lançamento do iPhone X o notch deve ser levado em conta ao desenvolver a parte superior da interface dos aplicativos. Foi lançado um comunicado também que a partir de abril a apple vai forçar o suporte de layout para o iPhone X nos apps.
Mudanças de regras de negócio
No ano de 2017, a Apple anunciou que todos os apps deveriam se comunicar com webservices http utilizando a versão criptografada segura https e com certificado válido com TLS 1.2. Pensa grande quantidade de gente com API para Apps correndo para atualizá-las de modo a se tornarem seguras. Mostraram também as maneiras de você avisar os casos de exceção, que estão sendo validados por eles durante o processo de publicação. São muitas as guidelines da Apple para desenvolvimento de um app e elas podem sofrer alterações sem qualquer aviso prévio. Os desenvolvedores são obrigados a aceitar essas mudanças.
Adição de Frameworks
A partir do surgimento de serviços e aplicativos, são anunciadas novas frameworks para utilização dos desenvolvedores. Depois do lançamento do aplicativo Saúde presente nos iPhones a partir do modelo 6, foram lançados os frameworks HealthKit e ResearchKit para consumo/registro de informações da área a partir de apps de terceiros. Hoje temos uma plataforma sólida que te permite acompanhar, registrar e compartilhar teu estado físico.
Loja
O trabalho de um desenvolvedor iOS as vezes envolve também a publicação de um aplicativo na loja. Com o aplicativo pronto, subir na loja é um passo importante, pois é lá que a Apple vai avaliá-lo e permitir/barrar a publicação do mesmo. Já a partir do desenvolvimento, devemos sempre tomar um cuidado especial com as regras de negócio app, pois do contrário o app não passará no review de primeira e consequentemente não chegará para os usuários finais na loja. Foi anunciada na WWDC a reformulação da loja para o iOS11 com os novos campos a serem preenchidos para a publicação do app. Caso o desenvolvedor não esteja a par dessas novidades, terá mais chances de obter falha em uma publicação.
Atualizações de software
A Apple está lançando versões novas dos seus sistemas operacionais praticamente no mesmo passo que lança novos iPhones. E com elas vêm uma série de mudanças aplicadas a usabilidade e alguns elementos de interface do sistema. Isso faz com que os apps cedo ou tarde tenham que se adaptar a essas mudanças anunciadas nos eventos.
Rumos da empresa
A partir dos anúncios feitos na WWDC, dá pra se ter uma idéia mais clara do rumo que a Apple está tomando em relação aos seus produtos e consequentemente o que podemos esperar/ para onde devemos ir com nossas soluções dentro do ambiente Apple.
Lançamentos no fim do ano:
O segundo principal evento que a Apple promove durante o ano ocorre geralmente em setembro/outubro e cobre o lançamento de novos aparelhos, sejam eles iPhones, iPads, Apple TVs e Macs. Em 2017, nesse evento foram introduzidos os macbooks com touchbar (aquela barra customizada que fica no lugar dos botões de função no teclado). É um evento mais voltado a hardware mesmo, mas ainda assim pode trazer pistas de novas SDK’s/Frameworks que venham a surgir.
Outros eventos:
Outros eventos acontecem mas sem a regularidade dos dois mencionados acima. Em 2018, por exemplo aconteceu um evento relacionado a educação, em que um novo modelo de iPad foi lançado, bem como um framework para se trabalhar com aplicações voltadas a escolas e universidades.
Comentários
Postar um comentário